Na Vasicol fazemos uso das melhores matérias-primas da região, com origem natural, de alta qualidade e amigas do ambiente, com preocupação na redução da nossa pegada ecológica. O nosso propósito rege-se por apresentar coleções sustentáveis em terracota, capazes de se destacarem pelo seu design exclusivo e elegante. A combinação do barro vermelho, de extração própria, com outras matérias-primas de origem portuguesa, como a cortiça ou madeira, permite-nos apresentar produtos únicos mantendo o nosso respeito e preocupação com o meio ambiente.
Desde o início do processo de exploração do barro à fase de embalamento e distribuição, a Vasicol procura trabalhar com um conjunto de parceiros locais e regionais, garantindo uma produção maioritariamente nacional e visando um crescimento sustentável do negócio.
Além disso, garantimos que todas as pessoas envolvidas no negócio (funcionários, clientes, fornecedores, comunidade) trabalham em condições seguras, saudáveis e ecologicamente adequadas.
Realizamos, internamente, a extração do barro vermelho usado na fabricação dos nossos produtos.
Asseguramos a reutilização dos recursos hídricos através de processos de limpeza e reaproveitamento no processo produtivo, contando com centrais de tratamento próprias nas nossas instalações.
O calor gerado pelos fornos na cozedura das peças é aproveitado para outras fases do processo produtivo, reduzindo a emissão de gases, indo ao encontro dos objetivos do protocolo de Quioto.
O design dos nossos produtos apresenta preocupação com a ergonomia, a funcionalidade, os custos de produção e o ciclo de vida. A utilização de vidros e tintas sem metais pesados tem como propósito a redução do nosso impacto ambiental. Por sua vez, o produto acabado não emite compostos perigosos, resultado da sua cozedura a altas temperaturas.
A reciclagem da argila é realizada através da integração dos excessos, proveniente do processo produtivo, depois de confirmado o seu perfeito estado para fabricação de novas peças.
As embalagens usadas no embalamento dos nossos produtos são totalmente recicladas, compostas maioritariamente por cartão. O uso do plástico foi minimizado com a utilização de cartão favo, em alternativa ao habitual esferovite ou plástico bolha.
A Vasicol apresenta preocupação acrescida com o meio ambiente e a redução da sua pegada ecológica, face a isso implementou medidas como a redução do consumo de combustíveis fósseis nos seus processos produtivos, e a instalação de um sistema fotovoltaico para produção de energia limpa, que resultou num autoconsumo de 35%. Atualmente, o excedente de energia é vendido à rede nacional elétrica.